quarta-feira, 12 de agosto de 2020

O deserto

Por Ertha Maciel

Dia desses, acordei com uma palavra ardendo no meu coração. Uma palavra sobre os desertos que enfrentamos durante a nossa caminhada com Jesus.

Desde que aceitei caminhar com Jesus, permitindo que ele me conduzisse para uma caminho bem longe de onde eu estava - que era o Egito -, tenho caminhado e passado por alguns desertos

Hoje, meditando nesses desertos, tenho entendido que, embora muitas vezes, esses desertos, foram difíceis de atravessar, eles não me mataram. Aleluias!

Quando o povo de Israel estava sendo escravizado no Egito, o Senhor mandou Moisés dizer que o "Eu Sou" desceu para livrar o seu povo que estava aprisionado nas mãos de Faraó. O povo creu. Ouviu tudo que Moisés falou. Deus fez maravilhas. Livrou o povo que estava cativo. Agora, não é mais. Glórias a Deus!

Um dia, eu fui cativa nas mãos do inimigo. Agora, não sou mais. Há vinte e dois anos atrás, eu ouvi que existe um Deus que podia me libertar das mãos do inimigo que tanto me aprisionou e me oprimiu. Mas, junto com a liberdade, veio uma palavra: "vai! Caminha. Eu vou te conduzir". Ouvi uma palavra sendo liberada sobre a minha vida: "Eu estarei com você, todos os dias da sua vida". Hoje, vinte e dois anos depois, posso dizer que vivi e atravessei muitos desertos.

Aprendi uma coisa: desertos não passam.

As pessoas sempre falam que o deserto vai passar. Isso não é verdade. A bíblia diz que o povo de Israel atravessou o deserto. Sou eu que tenho que atravessar. Sou eu que tenho que avançar.

Quando o povo de Israel estava frente ao mar Vermelho, eles não tinham a opção de voltar. O inimigo vinha logo atrás, feroz e com sede de apriosionar e destruir o povo. Deus, então, perguntou à Moisés: "Por que clamas a mim?" Deus mandou o povo marchar.

Quantas vezes nós ficamos paralisados e acoados, diante das dificuldades? A primeira coisa que o inimigo faz, quando decidimos caminhar com o Senhor, é nos perseguir e fazer com que nos tornemos para o mundo e voltemos à vida de escravidão, como antes. Mas, o Senhor é Deus Forte. Quando nos tirou do Egito, Ele nos fez uma promessa:  "Eu vou pelejar por você! Você só precisa crer e marchar!"

Marchar - essa palavra está inflamando meu coração. Moisés tocou no mar, com a vara, e o mar se abriu. O inimigo perdeu. Você e eu, agora, somos livres! Glória a Deus!

Mas aí, vem os desertos da vida. Caminhar com Deus é assim. Temos garantia de vitórias, porém, para se ter vitórias, é preciso passar por lutas. O povo caminhou, por quarenta anos no deserto, até chegar à Terra da promessa.

Assim como o povo de Israel enfrentou aquele deserto, nós, também, enfrentaremos vários desertos, várias dificuldades nessa vida. As vezes, é difícil demais. Né? Principalmente, quando nos machucamos com os espinhos - sim, no deserto tem espinhos. As vezes, o calor é forte e o frio é intenso.

O deserto, muitas vezes, é solitário. Ah, mas é na solidão do deserto que ouvimos a voz do Senhor.

E o silêncio? Deserto, também, é lugar de silêncio. Mas, quando caminhamos com Deus, nós aprendemos que o silêncio de Deus é um grito. Esse silêncio nos diz: "Não faça nada! Fique quieto! Pare e veja o livramento que eu estou te dando." Os desertos não podem ser evitados, não.

Precisamos entender uma coisa: desertos não são para nos matar. São para nos trazer experiências e fazer com que venhamos crescer espiritualmente. Por isso, eu glorifico ao Senhor pelos desertos que enfrentei - e pelos próximos que vou enfrentar.

Eu caminho sob uma Palavra e, essa Palavra, é fiel. Ela tem sido o meu escudo. Ela tem sido o meu alimento diário.

Tem uma Canaã, logo alí, nos esperando.

Não espere o deserto passar. Passe pelo deserto. Avance. Marche. Lute. Não desista. Não desanime!

Deus é conosco, para nos dar vitória. Aleluias!


Instagram: @erthamaciel01

Nenhum comentário:

Postar um comentário